Bagagem de mão. O que levar na sua mala de mão?

183

Bagagem de mão. O que levar? O melhor cenário de uma viagem é não despachar malas.

Além de você perder um tempo muitas vezes precioso na espera da bagagem, corre o risco de sua bagagem ser extraviada ou danificada no trajeto da esteira do despacho até a esteira de retirada.

Bagagem de mão. O que levar?
Bagagem de mão. O que levar?

Minha ruim experiência

Na minha última viagem tive uma bagagem arrombada pela polícia americana e pior, danificaram meu cadeado e o zíper da mala. Mas deixaram uma cartinha dizendo que era um procedimento de segurança.

Graças a Deus não tive pertences roubados e a companhia aérea não se responsabilizou pelo ocorrido.

O que levar na bagagem de mão?

Sei que é praticamente impossível em uma viagem de férias não ter malas para despachar. Mas se estiver levando bagagem de mão, tenha cuidado com o que estará levando dentro da bagagem de mão.

Existem diversos itens que são proibidos e você poderá ter que descartá-los na fila do raio X.

No site do Aeroporto Internacional de Guarulhos informam que a bagagem de mão ou de cabine é considerada como bagagem não registrada, sob a inteira responsabilidade do passageiro que a transporta.

Informa também que a soma das dimensões (altura, largura e comprimento) da bagagem de mão não pode ultrapassar 115 cm, incluindo rodas, alças, bolsos externos, etc.

As medidas máximas para cada dimensão são de 23 x 40 x 55 cm. Seu peso não deve exceder 5 kg.

(Portaria 676/GC-5/ 13/11/2000), (IATA PassengerServices – Recomendação 1749).

Verifique as informações no link:

http://www.aeroportoguarulhos.net/bagagem

Fiscalização

Na minha experiência de viagem, a fiscalização com o tamanho e o peso da bagagem de mão é feito por “olhômetro”.

Mas vale a pena no check-in perguntar se a mala pode ir como bagagem de mão ou não.

Nunca tive problema também em levar uma mala pequena e uma mochila não muito grande juntas como bagagens de mão. Mas te oriento sempre confirmar no check-in se é possível ou não. Normalmente é colocado no check-in uma etiqueta nas bolsas ou mochilas identificando-as como bagagens de mão.

Tudo que você julgar que possa levar perigo ao voo, não leve na bagagem de mão, provavelmente você será barrado, existem critérios diferentes entre os países. A Inglaterra foi uma das mais críticas que já vi.

Eu oriento a não levarem nada de metal pontiagudo, alicates de unha e tesouras por exemplo, canivetes nem pensar e líquidos em geral.

Com relação aos líquidos, olha o que o Aeroporto Internacional de Guarulhos informa:

“Os passageiros de voos internacionais (mesmo em etapas domésticas) e os de voos nacionais que utilizam o salão de embarque destinado aos voos internacionais (voos que começam com o número “7″) estarão sujeitos às restrições estipuladas pela Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) para o transporte de substâncias líquidas em suas respectivas bagagens de mão. O transporte de líquidos (incluindo gel, pasta, creme, aerosol e similares) em bagagem de mão deve ocorrer da seguinte maneira:

– O líquido deve estar em frasco de capacidade de até 100 ml. Frascos acima de 100 ml não podem ser transportados, mesmo que contenham a quantidade estipulada.

– O passageiro deve acondicionar o frasco adequadamente (com folga) dentro de uma embalagem plástica transparente vedada, com capacidade máxima de 1 litro e tamanho máximo de 20 cm x 20 cm.

Resumo

É importante você levar todos os seus pertences de valor possíveis na bagagem de mão, como por exemplo dinheiro, notebook, joias e máquina fotográfica.

Existem várias técnicas de abertura de malas, e infelizmente é comum o roubo de mercadorias em bagagens despachadas.

Espero ter contribuído com essa dica, qualquer dúvida deixe um comentário que terei o maior prazer em ajudá-lo.

Leia também:

Discas Para Comprar Passagens Aéreas Mais Baratas

COMPARTILHAR

1 COMMENT

  1. Adorei o post, principalmente pelo motivo de nunca sabermos ao certo o que levar na bagagem de mão! E realmente a fiscalização aqui onde moro vai muito no “olhômetro” também, já bolsas/malas imensas sendo levadas como bolsa de mão!! Abraços

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here