Como Planejar uma Viagem (1 de 3) – Planejamento Financeiro, Barreira Cultural, Orçamento, Destino

116

Olá, vou começar um novo post para te ajudar em como planejar uma viagem,  a viagem dos seus sonhos.

Todos sabem que um dos meus “hobbies” é conhecer novos lugares e novas culturas. Mas isso não é barato e necessita de um bom planejamento financeiro.

Como planejar uma viagem
Como planejar uma viagem (foto: Reprodução – Treasy Planejamento e Controladoria)

O que pode comprometer o sucesso da sua viagem?

Existem fatores externos que podem influenciar o sucesso ou o fracasso da sua viagem. O principal fator é o financeiro, muitos deixam de viajar por acharem que não terão condições de pagar a viagem.

Não é o meu objetivo aqui ensinar como juntar dinheiro. Mas lhe motivar a criar o seu jeito e a sua característica de como planejar uma viagem.

Quem me conhece sabe que a prioridade das coisas menos importante da minha vida é viajar.

Somente realizei o meu sonho de conhecer outro país, quando a minha prioridade de comprar um apartamento se concretizou. E aí a prioridade passou a ser conhecer um outro país.

Como Planejar uma Viagem – Planejamento Financeiro

Para o sucesso de como planejar uma viagem, comece fazendo uma lista com todas as suas prioridades. Não tenha pressa, tudo tem seu tempo.

Minha última viagem internacional por exemplo, planejei por 2 anos. Tenho uma poupança e todo mês coloco um pouco de dinheiro com o objetivo de viajar.

Lembro da primeira vez que planejei uma viagem, foi na minha lua de mel.

Não tinha nenhuma experiência de viagem. Achava que seria impossível viajar durante 7 dias ganhando um pouco mais que um salário mínimo.

Como meu objetivo era conhecer a Região dos Lagos, qual foi a minha estratégia?

Alugar uma pousada barata em uma cidade que ficasse estrategicamente próxima das principais cidades da região. E também alugar um carro para economizar no transporte.

Posso afirmar que essa viagem foi uma das melhores viagens que eu já fiz.

Então, é possível você viajar. Não desanime, não desista, faça um bom planejamento financeiro. Esse é o bom início de como planejar uma viagem.

Veja em quanto tempo você vai conseguir juntar o dinheiro ou em quantas vezes você vai conseguir pagar a viagem.

Mas preste atenção, não coloque uma corda no seu pescoço para realizar um sonho. Faça tudo com responsabilidade e até a onde a sua mão alcançar. Se for preciso, busque a ajuda de um profissional da área.

Como Planejar uma Viagem – Barreira Cultural

Outro fator, é a barreira cultural. Muitos acham que não vão conseguir se comunicar, andar ou dirigir em outras cidades, talvez pelo idioma, ou pela violência.

Mas isso não pode ser uma barreira. Existe a opção de você contratar um guia, uma agência de turismo ou participar de uma excursão.

Depois de ter se decidido ou se convencido que a sua vez chegou, comece a planejar uma viagem.

Como Planejar uma Viagem – Orçamento

Existem duas situações em que você começa a planejar uma viagem.

A primeira é quando você já tem o orçamento definido e já sabe que só vai poder gastar aquele valor.

E a outra situação é verificar qual vai ser o custo da viagem e ai planejar a forma de pagamento.

Hoje em dia você pode financiar praticamente toda a sua viagem. As operadoras de hotéis e as de passagens aéreas, trabalham com financiamentos de até 12 vezes sem juros.

Como Planejar uma Viagem – Destino

Tendo seu orçamento definido ou praticamente definido, o próximo passo de um bom planejamento é decidir o Destino. O Destino poderá ser regional, nacional ou internacional.

Muitas vezes a escolha de um destino acontece por ele ser mais barato do que um outro. Mas isso não tem haver com o fato de ser uma viagem regional, nacional ou internacional.

Eu mesmo quis fazer uma surpresa para minha esposa com uma viagem de 3 dias para Recife. Mas desisti quando vi uma promoção para Buenos Aires com a metade do preço.

Mas acredito que a melhor viagem é a que você realiza um sonho. E nessa viagem para Buenos Aires que aconteceu pelo fator financeiro, acabei realizando o meu de viajar para o exterior.

Veja a continuidade desse Artigo em:

Como Planejar uma Viagem (2 de 3) – Documentação

Como Planejar uma Viagem (3 de 3) – Período, Pacotes turístico, Roteiro, Hospedagem, Passagens

COMPARTILHAR

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here