Escadaria Selaron – A maior escultura do mundo

689

Conheça a Escadaria Selaron

A Escadaria Selaron é a terceira atração turística mais visitada na cidade do Rio de Janeiro depois do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar.

Foi considerado pela National Geografic como a maior obra de arte do mundo e a maior escultura aberta feita por um único homem.

A Escadaria Selaron contem aproximadamente 215 degraus e 125 metros de comprimento, liga o bairro da Lapa com o bairro de Santa Tereza e sua beleza e sua fama está nos seus mais de 2000 azulejos coloridos com a cor vermelha predominante, cor preferida do seu artista plástico o Chileno Jorge Selarón.

Escadaria Selaron – A maior escultura do mundo

Escadaria Selaron e a fama



Escadaria do Selaron – A maior escultura do mundo
Escadaria Selaron – snoop dogg

Já passaram por lá diversas celebridades e o cenário serviu também para alguns clipes famosos, como o “Beautiful”, do cantor norte-americano de rap Snoop Dogg, além da banda irlandesa de rock U2 com seu “Walk On”.

Além de diversas ações de marketing de grandes marcas, a Escadaria do Selaron apareceu no vídeo promocional da candidatura do Rio de Janeiro para os jogos olímpicos.

Centenas de azulejos foram trazidos por ele em viagens por mais de 50 países, ele costumava dizer que já havia comprado um azulejo que custou mais de dois mil dólares.

Um pouco de história



Escadaria do Selaron – A maior escultura do mundo
Escadaria Selaron – (Foto Folha de São Paulo)

Depois de conhecer mais de 50 países pelo mundo, o pintor de quadro Jorge Selarón chega até o Rio de Janeiro em 19 de setembro de 1983 e adota a Cidade Maravilhosa como sua nova casa, tinha planos de ir para Nova York vender seus quadros, mas desistiu devido ao encanto do Rio.

Seu grande monstro, como ele a chamava as vezes, começou a ser criada em 1990. Tudo começou como um passa tempo, um processo de conservação da escada, misturando as cores da bandeira do Brasil, o azul o verde e o amarelo e aquele passatempo logo virou sua obsessão. Selarón era pintor e passou a investir todo o dinheiro das vendas dos quadros na sua maior obra de arte, a escadaria que passou a levar seu nome a “Escadaria do Selaron ”.

Escadaria do Selaron – A maior escultura do mundo
Escadaria Selaron – (Foto Folha de São Paulo)

Ele dizia que a cor branca era a mais feia de todas e que a mais bonita era a “Ferrari” (vermelha), a qual ele passou a colocar com predominância na decoração da escada 10 anos depois de ter começado a obra de arte.

Leia também sobre : Arcos da Lapa e Praça Cinelândia

Uma curiosidade que podemos encontrar na escada, são pinturas de mulheres negras grávidas, Selarón dizia que ele pintava essas mulheres por um problema pessoal que ele teve no passado, mas que nunca contou para ninguém.

Escadaria do Selaron – A maior escultura do mundo
Escadaria Selaron – (Foto Folha de São Paulo)

A maioria dos azulejos eram de canteiros de obras encontrados nas ruas do Rio, mas além dos azulejos pintados por ele, turistas passaram a trazer azulejos de seus países e ele os colocavam na escada, sua obra sofria alterações a todo instante, e ele dizia que ela somente estaria terminada na sua morte.

Escadaria do Selaron – A maior escultura do mundo
Escadaria Selaron – (Foto Folha de São Paulo)

Então em 10 de janeiro de 2013, a maior escultura criada por um homem foi concluída com um desfecho inesperado. Selarón foi encontrado morto, estava carbonizado em seu “monstro”.

Sua morte até hoje é um mistério.

Onde fica



A escadaria fica entre a rua Joaquim Silva, na Lapa e a rua Pinto Martins, no bairro de Santa Teresa. Está a apenas 5 minutos a pé dos Arcos da Lapa.

Como Chegar



De metrô: Estação Cinelândia e caminhar 10 minutos até o local.
De ônibus: Os ônibus que passem pelos Arcos da Lapa.
De carro: Estacionar próximo aos Arcos da Lapa.

COMPARTILHAR

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here